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3 Pilares Essenciais para um Empreendimento de Sucesso

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Dicas de ouro para empreender com sucesso

Todo empreendedor de sucesso sabe que existe uma regra imprescindível para que seu empreendimento realmente caia nas graças de seu consumidor. Ele sabe que uma boa pesquisa de mercado é fundamental para assim obter bons insights, angariar novas ideias, e então se diferenciar de seus principais concorrentes e ser um dos “TOP’s” em seu segmento de atuação.

Quando não se realiza de forma adequada uma pesquisa de mercado, o empreendedor tende a ficar desnorteado, sem saber se o seu serviço ou produto realmente interessa ao seu publico alvo, se “tal produto” não atende apenas a uma questão sazonal ou “modismo”, dentre outros fatores de risco, e isto pode levar sua empresa à falência.

Para superar todos os obstáculos e ser um referencial para o seu consumidor, o empreendedor deve acompanhar de perto seu mercado e assim, sempre estar um passo a frente de seus principais concorrentes. Por isso, elencamos 03 (três) Pilares Essenciais que todo empreendedor deve conhecer para se consolidar no mundo corporativo:

Primeiro Pilar Essencial – OS CONCORRENTES

O empreendedor deve saber tudo sobre seu mercado de atuação, isto é, seu público alvo, seus parceiros, fornecedores e concorrentes diretos e indiretos. Aliás, os concorrentes devem ser uma das principais fontes de pesquisa do empreendedor, pois para empreender de forma assertiva, este precisa de informações latentes sobre os mesmos, tais como:

– Quem são seus principais concorrentes?

– Como estes estão posicionados perante o mercado e seus consumidores?

– O que diferencia a sua empresa da de seus concorrentes?

– Como está a demanda de mercado para seu produto ou serviço, que hoje é oferecido pela concorrência?

Feita esta pesquisa, você poderá, com certeza, ter muitas “ideias originais” para alavancar o seu negócio.

Segundo Pilar Essencial – O PUBLICO ALVO

Conhecer o público alvo é essencial para que o empreendedor tenha sucesso ao empreender. Mas em que consiste conhecer “seu publico-alvo”? Será que apenas pesquisas acadêmicas são suficientes?

Para entender melhor seu público, antes de abrir o negócio, visitar alguns de seus principais concorrentes pode ser uma excelente estratégia. Você deve ter um olhar de antropólogo, observando assim quem é seu principal consumidor, o que eles gostam e o que não gostam em relação ao seu produto, como eles escolhem seus fornecedores (concorrentes), quais as suas principais fontes de pesquisa (internet, tabloides, comerciais de tv), se lembram ou não do nome do estabelecimento concorrente , como é o seu ciclo de compras, entre outras informações.

Entender a jornada do seu público alvo em relação ao seu produto/serviço, é fundamental para se obter este conhecimento. Segundo Marcelo Nakagawa, especialista em empreendedorismo – “Viver a experiência atual de seu público alvo ou de seu atual cliente, não é simplesmente comprar o produto ou usar o serviço” – É importante que o futuro empreendedor perceba e analise a experiência que o cliente tem como um todo, antes, durante e depois da interação com a empresa.

Terceiro Pilar Essencial – CONTRATE UMA ASSESSORIA CONTÁBIL

Você Já estudou seus concorrentes, já conhece seu público alvo, agora vamos praticar?

Lápis e Papel na mão e vamos finalmente rascunhar e detalhar cada ponto do empreendimento. É fundamental um bom plano de negócios, porém, pode levar muito tempo para se obter resultados. Com isso quero dizer que planejar bem as suas vendas, criar uma estratégia de marketing e ter um financeiro ajustado será muito mais útil no inicio do negócio. Baseado neste rascunho, o empreendedor poderá alcançar resultados surpreendentes de forma muito mais rápida e objetiva.

Porém, apenas rascunhar estratégias não basta…

“É PRECISO COLOCAR A EMPRESA EM FUNCIONAMENTO!”

Talvez este seja um dos principais temores do empreendedor, pois parece uma etapa complexa demais. A burocracia para se abrir uma empresa em nosso país, pode tornar o processo moroso e complicar e muito o sonho de empreender. Se você superar esta fase, você vai ver que foi apenas uma formalidade e que os desafios maiores vêm depois.

O caminho é mesmo um tanto quanto sinuoso, e tratando-se de burocracia, você vai ter que passar por algumas etapas importantes. Por isso, a contratação de uma boa assessoria contábil é fundamental para você finalmente, colocar sua tão sonhada empresa de portas abertas, à disposição de seu público alvo.

A contratação de uma boa assessoria contábil vai ajudá-lo a antecipar o processo e a conseguir que sua empresa esteja apta perante a Lei para o funcionamento. A empresa contábil vai lhe ajudar a superar com êxito as seguintes etapas:

O Registro

Se você deseja empreender, deve saber que na grande maioria das vezes, sobretudo em empresas do comércio e indústria, você precisa registrar o contrato social de sua empresa na Junta Comercial do Estado sede da mesma. – a redação deve ser feita e assinada por um especialista jurídico – O procedimento é necessário para obter o Número de Inscrição no Registro de Empresas (NIRE). Nesta etapa será definido o nome de sua empresa.

O CNPJ

Para ser reconhecida e legalmente formalizada, uma empresa precisa ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). Assim como o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), o CNPJ é um número único, que identifica a sua empresa.

Com a obtenção do CNPJ, sua empresa poderá: emitir nota fiscal, realizar compras e contratar serviços. Exercer atividades sem esse registro, mesmo que não sua empresa não conte com um espaço físico, é ilegal e pode trazer problemas com a Justiça, além de prejudicar o desenvolvimento do seu negócio. Os negócios online, como um e-commerce, por exemplo, também precisam do CNPJ.

A Assessoria Contábil vai lhe ajudar com certeza a agilizar este processo.

O Alvará do Corpo de Bombeiros

Todos os documentos pessoais do empreendedor e de sua empresa, devem ser apresentados ao Corpo de Bombeiros do Estado sede da empresa. É preciso também que seja preenchido um formulário emitido pelo próprio órgão.

O Alvará da Prefeitura

Exatamente o mesmo processo para se conseguir o Alvará do Corpo de Bombeiros. O empreendedor, deve apresentar-se com os mesmos documentos (incluindo agora, o alvará do Corpo de Bombeiros) junto à prefeitura do município onde esta localizada sua empresa, e assim conseguir o Alvará deste órgão.

A Secretaria da Fazenda

Sua empresa é comércio ou indústria? Então a mesma deve ser cadastrada na secretaria estadual de seu estado para contribuir com o ICMS. Se for prestadora de serviços, o cadastro deve ser feito no município (ISS). Se exercer mais de uma atividade simultaneamente, deve se inscrever em ambas as instâncias.

O Cartório

Entre uma etapa e outra, é preciso registrar e autenticar documentos, reconhecer a veracidade de assinaturas, dentre outras obrigações. Seu contador fará estas diligências junto ao cartório de sua cidade, para que você tenha mais tempo para se dedicar ao seu negócio.

Uma boa assessoria contábil cuidará de toda burocracia pra você, enquanto você estará focado, única e exclusivamente ao seu empreendimento.

Conclusão

Como empreendedor você precisa ser consciente de que precisa identificar e estudar seus principais concorrentes, entender e vivenciar a jornada de seu consumidor para atender com excelência a seu público alvo e principalmente, contratar uma excelente assessoria contábil para ser um braço de gestão de sua empresa. Assim, baseado nestes 03 Pilares Essenciais, você terá um alicerce forte para sustentar toda sua estratégia e ser “O dono” de um negócio de sucesso.

 

Até a próxima,

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